27 novembro 2011

Se Você Não Tem Nada A Agregar As Pessoas, Fique Em Silêncio


A atitude mais difícil de ver na maioria das pessoas é a “perda” do seu tempo em escreverem, enviarem recados ou falarem coisas que na realidade não agregam absolutamente nada ao(s) ouvinte(s).

Elas podem ler milhares de bons artigos, mas se achar que não entendeu um ou não gostou da forma que foi escrita ou ainda faz com que a pessoa vista a “máscara” e ofenda seu ego ou vaidade, ele larga qualquer coisa importante que está fazendo para poder criticar....
A maioria sente-se poderosa quando critica alguma coisa ... nem que seja somente pelo fato de criticar ou prejudicar.
Eu chamo isso de “Frustração por não poder ser o que gostaria de ser”, porque não tem capacidade nem de fazer aquilo que achou ruim no outro.
Lógico que estas afirmações não servem para um número muito grande de pessoas sob a terra (pessoas que realizam alguma coisa que as fazem felizes, por menor que pareça aos olhos dos outros).
Deixamos clara a diferença entre a “Critica Construtiva” e a “Crítica por Frustração”.
Uma critica construtiva vem acompanhada de:
1. Interesse real pela melhoria do ser humano;
2. Amor e construção de algo melhor;
3. O querer do crescimento pessoal, espiritual, material, etc. do outro;
4. Admiração e confiança;
5. Real interesse pela pessoa e seu futuro;
6. Não ser lembrado pelas palavras amargas que disseram e sim pela construção de um ser humano melhor.

Não podemos deixar de citar aquelas pessoas que falam e elogiam tudo e todos, somente para serem aceitas, não estamos incluindo as pessoas denominadas “vaquinhas de presépio”, todo mundo olha e acha “bonitinha” mas incapaz de mover nada, nem sequer a si mesmo.
Nem também estamos citando as “pessoas positivas”, aquelas que amam a vida e vêem beleza em tudo, principalmente na natureza e nos seres humanos.
Estamos falando daquela pessoa que tenho certeza todos nós conhecemos em algum lugar e que tem atitudes típicas, e você até sabe o que irá te dizer sobre a roupa que você está usando, seu penteado de cabelo, sua viagem, sua vida, sua aparência, etc.
Geralmente nossas atitudes são entristecimento e ficarmos com as palavras em nossas mentes, próprio dos seres humanos... guardamos o ruim... o bom logo é esquecido.
Uma das mais importantes dentre as causas da atitude negativa das pessoas é a auto-estima baixa. Pessoas com baixa auto-estima não se esforçam em desempenhar bem seu papel perante a humanidade porque não acreditam que sejam capazes de fazê-lo. Portanto, tentam depreciar as pessoas à sua volta, criticando-as pelas costas ou mesmo pela frente para mostrar que seu desempenho não é pior que o delas.
Às vezes, a baixa auto-estima surge bem cedo na vida, em crianças que tiveram pais e professores excessivamente críticos. Uma vez plantada a semente, essas pessoas têm dificuldade para superar a sensação de inferioridade. Transformam a baixa auto-estima em um prognóstico que acaba se tornando realidade, devido ao fato de:
1. Se concentrarem em seus fracassos em vez de em seus sucessos.
2. Reivindicarem para si a responsabilidade pelos fracassos.
3. Sentirem que não exercem nenhum controle sobre os acontecimentos.
4. Se referirem a si próprios de uma forma depreciativa.
5. Se sentirem diferentes dos demais.
O que você pode fazer?
A arma mais poderosa da qual você pode lançar mão para mudar a atitude dessas pessoas é o reconhecimento dos méritos que possam ter. Destaque o que eles fazem bem, sendo específico. Frases vagas soarão falsas. Além disso, estimule essas pessoas seus pontos fortes.
È difícil, mas tente não levar para o lado pessoal, lembre-se que esta pessoa tem uma história de vida que você não conhece profundamente, pode ser até que conheça, mas o que há no fundo da alma das pessoas ninguém conhece realmente.
Concentre-se nos fatos, não na pessoa. Além disso, tente perdoar (sei que é difícil) Ficar remoendo palavras e atitudes passadas não contribui para aumentar a auto-estima de ninguém, incluindo a sua.
Por fim, se realmente não conseguir resultados, caso seja necessário, estimule estas pessoas a buscarem ajuda profissional.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salmo 23

Salmo 23

Pesquisar este blog